Museu

Museu dos Dinossauros

Histórico, Pesquisa, Ensino, Fósseis, Extensão e Geoturismo

 

Desde meados do século passado o município de Uberaba vem sendo alvo de intensas investigações paleontológicas. O motivo é que toda região abrange um dos maiores e mais importantes sítios paleontológicos do Brasil, com registros fósseis datados de 80 a 66 milhões de anos de idade.

 

Os primeiros achados ocorreram ao acaso no ano de 1945, quando operários construíam um trecho ferroviário próximo à estação de Mangabeira na Fazenda Cassú, localizada ao norte da cidade de Uberaba. O então paleontólogo Llewellyn Ivor Price do Departamento Nacional da Produção Mineral DNPM foi convidado a realizar os estudos, tendo desenvolvido escavações em diversas localidades até o ano de 1974. Neste período publicou inúmeros trabalhos, contribuindo de forma significativa para o avanço do conhecimento paleontológico no Brasil. Todo material coletado nesta ocasião se encontra hoje depositado na coleção do Museu de Ciências da Terra do Serviço Geológico do Brasil, localizado no Rio de Janeiro.

 

Para dar continuidade aos trabalhos, a Prefeitura de Uberaba iniciou em 1991 a implantação do Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price e Museu dos Dinossauros. Sediado no bairro de Peirópolis a 25 Km de Uberaba – MG.

 

Desde a implantação, tem norteado suas ações a fim de atender a três objetivos básicos: proteger os fósseis e depósitos fossilíferos; fomentar, apoiar e realizar pesquisas nas áreas de geologia e paleontologia e ainda divulgar conhecimentos.

 

No ano de 2004 por ocasião da duplicação da BR 050 Km 153 no sítio paleontológico Serra da Galga, foi descoberto centenas de fósseis do famoso dinossauro Uberabatitan ribeiroi, com mais de 26m de comprimento por 10m de altura, constitui o maior animal que já existiu no Brasil em todos os tempos, desde a formação da Terra há 4,53 bilhões de anos.

 

A dinâmica desenvolvida entre os processos de coleta e preparação dos exemplares, tem permitido uma maior agilidade aos estudos. Dos quase 4 mil exemplares existentes na coleção técnica do Centro Price, além de diversas centenas resultantes de programas de salvamento paleontológico em mais de 6 estados, somente o que foi descoberto na região estão: dinossauros carnívoros e herbívoros, tartarugas, crocodilos, anura, peixes, ave, crustáceos de água doce, icnofósseis como ovos e excrementos, nominados coprólitos. Em sedimentos do Pleistoceno, foram encontrados fósseis dentro da cidade de Uberaba atribuídos a preguiça gigante.

 

Graças a intercâmbios e projetos de cooperação técnico-científica com algumas das maiores instituições de pesquisa do país e exterior, novas informações têm sido aportadas, permitindo uma melhor compreensão acerca da fauna fóssil e seus ambientes de vida no Cretáceo Superior.

 

Nestes 28 anos foram publicados mais de 200 trabalhos, e mais de uma dezena de dissertações de mestrado e teses de doutorado. Passam anualmente pelo Museu dos Dinossauros uma média 60.000 pessoas de diversos municípios, estados e países.

 

Para levar o conhecimento ao público em geral, de forma simples, didática e prazerosa, foi criado o Museu dos Dinossauros. Atualmente possui 3 espaços musealizados, sendo um a céu aberto, o na antiga estação ferroviária de Peirópolis e uma mostra no hall da sede do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis CCCP. Nelas pode-se observar: réplicas em esqueleto, reconstruções em vida, cenários, dioramas, além de um acervo bastante representativo de fósseis dos diversos componentes da biota desta região, em especial os dinossauros. Para melhor atendimento, oferece mediadores treinados para dar explicações e esclarecer dúvidas.

 

Graças às atividades desenvolvidas pelo Centro Price e Museu dos Dinossauros, os fósseis ganharam em Uberaba uma nova aplicação e valor, que transcendem até mesmo a sua importância científica. São elementos imprescindíveis na revitalização sócio-econômico-cultural da comunidade local e agora de Uberaba e de toda a região graças ao Geossítio Peirópolis, sem dúvida um dos destinos turísticos mais visitados do Projeto Geoparque Uberaba – terra de gigantes.

 

Desde 2010 o Centro Paleontológico Price, Museu dos Dinossauros e o edifício da extinta Rede Nacional de Paleontologia, passaram a integrar o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis CCCP, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão Universitária PROEXT da Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM.